Dia 20 - Inclua cuidar de Sua Lavanderia em suas Rotinas





É muito bom abrir uma gaveta organizada e lá encontrarmos uma roupinha limpa, passada e cheirosa. Agora como isso aconteceu é outra história. Não existe mágica. Muitas vezes o trabalho para isso acontecer não é tão bom assim.

Alguém fez por onde isso acontecer: alguém separou, lavou, passou e guardou. Foi um longo trabalho, muitas vezes vários dias, porque nem sempre conseguimos lavar e passar todas as roupas no mesmo dia. E o chato é que isso é repetitivo: toda semana a lavagem tem que acontecer porque do contrário você vai ouvir: - Mãe, cade minha blusa azul? Eu queria vestir ela hoje!

Como sou eu que cuido também, sozinha, da lavanderia, adotei um sistema para que esse serviço possa estar sempre em dia: 1- toda a roupa suja é colocada dentro do cesto de roupas sujas que fica no banheiro. Não saio catando roupa pela casa e perguntando ao usuário se é pra lavar ou não. Tá no cesto? Automaticamente é lavada. Não está? Não lavo e não tem discussão; 2- separação das peças para serem lavadas cada dia da semana, pois não tenho tempo de lavar toda a roupa durante um só dia apenas. Então lavo um pouco todos os dias: segunda-feira lavo as peças de roupas escuras; terça, os panos de cozinha que ficam de molho no balde com sabão em pó, cloro e pinho sol para não deixar a água fedendo.Conforme vai sujando, vai pro balde até a terça-feira; Quarta é o dia das roupas claras; quinta-feira lavo as peças brancas à mão e; na sexta passo e guardo as roupas e lavo os panos de limpeza que uso durante a semana juntamente com sandálias e tênis (estes no saquinho de lavar).

Colocando a roupa na máquina de lavar:
Acho que depois da roda, essa foi a melhor invenção, pois, enquanto a máquina trabalha eu posso fazer outras coisas. Tudo o que for possível ser lavado na máquina de lavar, vai pra lá. Quando lavo roupas escuras coloco no ciclo lavagem média, para não descolorir as peças. Também uso os saquinhos de lavar roupas delicadas onde coloco as peças íntimas ou muito pequenas. Aproveito a água do último exague para aguar as plantas e passar MOP no chão da casa.

As roupas claras eu uso o ciclo total. Sempre usando os saquinhos de roupas delicadas e aproveitando a água do último enxague para limpeza do piso.

Não uso alvejante, aprendi que o álcool faz o mesmo trabalho, não estraga as roupas e ainda tem o poder de higienizar melhor as roupas.

Secagem:
Ai está o segredo para não ter que passar tanta roupa. Antes de colocar a roupa no varal eu sacudo muito bem as peças para os fios abrirem-se novamente, depois da centrifugação, e voltar para o seu lugar. Todas as peças de pendurar no guarda-roupa são colocadas no cabide, assim elas já secam como têm que ficar. Tenho na lavanderia alguns cabides para este fim. As Calças compridas, bermudas e xortes são pendurados no varal com as partes das pernas unidas para criar o vinco quando secar, assim fica muito mais fácil passar, se necessário for, de acordo com tecido.

Gosto de colocar as roupas para secar na sombra, pois não gosto de ficar preocupada com o clima: se chove, elas não secam; se ficam muito tempo torrando no sol, ficam mais difícil de passar.

Assim estendo-as à sombra e deixo até o outro dia.

Enquanto recolho as roupas já vou dobrando peça por peça, e alisando com as mãos. Aprendi com minha cunhada Milena, que também não passa roupas. Deste modo é só guardar no local devido que o resultado é o mesmo de uma roupa passada a ferro. Na sexta-feira, passo apenas as roupas íntimas e/ou algumas peças rebeldes que insistem em ficar amarrotadas.

A lavagem das roupas, ou serviço de lavanderia, já está na minha rotina. Sempre antes de iniciar o que tenho que fazer no dia, já coloco a máquina pra funcionar. Quando ela termina o ciclo, eu também já estou encerrando minhas atividades diárias, ai, é só pendurar as roupas e cuidar de outras coisas, porque nosso serviço não para não é mesmo?

Comentários

  1. REGI,PARABÉNS PELO BLOG.

    VENHA CONHECR MEU BLOG:

    HUMOR EM TEXTO", CUJA CRÔNICA DESTA SEMANA É "

    "TEREZA MARGARIDA: A DEBUTANTE , QUE NÃO DEBUTOU".

    É DE HUMOR , E DE GRAÇA.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário

Aceitação