segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia 13 - Pegue uma Missão da FLY


Dividi minha casa em zonas, conforme o método FLY nos orienta. A minha casa ficou assim: Zona 1: Escada, área de serviç, quintal e sala de ginástica; zona 2: Cozinha, copa e despensa; zona 3: Banheiro social, quarto de Gabri e Banheiro de Serviço; zona 4: Escritório e quarto de casal; zona 5: Sala, corredor e terraço.
Para que durante o mês eu possa “voar” por todos os cômodos, divido o mês para cada zona: do dia primeiro do mês até a primeira sexta feira, é a zona 1; 2ª semana (segunda feira a sexta feira), zona 2; 3ª semana, zona 3; 4ª semana, zona 4 e, a zona 5 da última segunda feira do mês até o ultimo dia do mês (30 ou 31).
No início, eu esperava receber do grupo as Missões do dia para realizar. Mas com o passar do tempo fui vendo que eram repetidas e que desta maneira não daria para eu limpar todos os móveis da minha casa. Não condizia com a minha realidade. Então fiz minha própria Lista de Limpeza Detalhada de cada cômodo com tudo que tenho que limpar. E conforme a semana do mês (1ª, 2ª, 3ª 4ª ou 5ª) sei em qual Zona estou e vou fazendo as tarefas e marcando o que já foi feito.
Gasto apenas 15 minutos nas tarefas. Têm atividades que eu consigo fazer em questões de minutos, mas têm outras que não. Então eu marco 15 minutos e faço o que for possível dentro deste tempo. Para as tarefas que consigo finalizar com pouco mais de 15 minutos, eu concluo, mesmo passando deste prazo. Para aquelas que demandam muito tempo, eu divido 15 minutos todos os dias até que seja finalizada.
Essas listas passam por alterações quando eu me desfaço ou adquiro algum móvel. Desta maneira eu passo por todos os cômodos, móveis e cada cantinho da minha casa.
Não sou contra as Missões do grupo, mas que elas sejam até você adquirir experiências para elaborar sua própria lista de limpeza detalhada. É fácil: pegue um papel e uma caneta e vá cômodo por cômodo anotando tudo o que tem ali: desde o teto, luminárias, quadros, móveis, objetos, etc..
O legal é que a gente passa a ter controle sobre tudo o que foi feito ou deixou de ser feito.
Sábado e domingo não faço as missões. Deixo esses dias livres para mim.

2 comentários:

  1. Concordo 100%. Nós temos de adaptar as rotinas da flyLady ou de qualquer outra orientação que recebemos para fazer algo à nossa própria realidade. Assimk como disse: 1º adaptamo-nos ao esquema e depois fazemos as alterações necessárias para funcionar a 100% connosco.~
    Muito bom.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog Regi, já fiz até minha lista de tarefas fly detalhada, parecida com a sua.Bj. Vou te seguir.

    ResponderExcluir

Você pode gostar disso também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...