terça-feira, 15 de junho de 2010

Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos


Isso é verdade.

A pior coisa é o perfeccionismo. Ele nos limita. Ou você faz o melhor ou você não faz nada.

Durante este período aprendi que pouco pode ser muito. Engraçado, né? Mas é a pura verdade. Imagina um cofrinho. Se você nunca colocar nenhuma moedinha lá dentro, vai chegar um determinado dia que não terá nada lá dentro. Agora se todos os dias você coloca no mínimo uma moedinha, no final de um determinado período você terá uma graninha economizada. Pode não ser muito, mas se você comparar com o primeiro cofrinho, que não tem nada, faz muita diferença.

Na organização doméstica é a mesma coisa. Tem tarefas que não dá para serem finalizadas com um prazo curto de tempo. E vou falar a verdade: não tenho tanto tempo assim para realizar tal tarefa que demanda disponibilidade. Tenho que dar conta de muita coisa durante o dia, e muitas vezes, na maioria das vezes, tenho que realizar várias tarefas ao mesmo tempo. (E a hora que me arrependo de não ter nascido polvo. rs). Então tenho que tomar uma decisão: faço ou não faço.

Se opto por não fazer, tenho a consciência que vai continuar como está. Agora se opto por fazer, sei que não tenho condições de fazer tudo de uma vez, então, entra a regra dos 15 minutos.

De 15 em 15 minutos por dia a tarefa que poderia não ser feita, é realizada. Sei que o resultado final demora, mas acontece, e isso é o que interessa. Sabe aquele ditado popular: antes tarde do que nunca? É por ai.

Quando vou organizar minha casa, faço primeiro minhas rotinas diárias: hot spot, limpeza expressa no banheiro, juntar o lixo, colocar a máquina de lavar roupa pra funcionar, varrida e mop na casa. Depois eu passo para as rotinas semanais: bênção do lar (dividida de segunda a sexta feira); limpeza da geladeira na quarta feira; limpeza dos sapatos na sexta feira, etc.. Depois passo para a rotina mensal: tenho minha lista de limpeza detalhada de cada cômodo da minha casa. Cada dia da semana estou numa zona ou cômodo e cada dia tenho uma tarefa a cumprir. Aqui está
Minha lista de limpeza detalhada

Nestas listas têm atividades que eu consigo fazer em questões de minutos, mas têm outras que não. Então, para essas, eu marco 15 minutos e faço o que for possível dentro deste tempo. Tem tarefas que consigo finalizar com pouco mais de 15 minutos, então eu termino, mesmo passando deste prazo. Já têm outras que não dá. Eu teria que ter muito mais tempo para concluir. Então vou dividindo 15 minutos todos os dias até que seja finalizada.

Não. Não é o ideal, mas foi o jeito que encontrei para conjugar meus afazeres de dona de casa, mãe, esposa, mulher que trabalha fora de casa, igreja, etc, sem ter que lançar mão de ajuda de terceiros.

Um pouquinho por dia.

4 comentários:

  1. Oi Regi,adorei seu blog e estou sempre dando uma espiadinha, achei interessante ter uma lista detalhada de limpeza, mas não consegui ver a sua lista de limpeza, vc poderia me enviar. Um abraço. Obrigada.

    adrianamoura0785@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Também não consegui visualisar a lista detalhada. Se der para enviar o meu mail é susanaedu@gmail.com
    Acho o seu blog muito interessante e segue a mesma linha de rotina que eu estou a seguir. Não é o ideal mas funciona para quem não tem tempo para tudo.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Meninas, acho que consegui acertar. Mas de qualquer maneira fiz outro post sobre minha lista de limpeza detalhada. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigada linda! Adorei sua lista, deu pra dar uma noção agora de como fazer direito....rsrs pelo meno para mim! Bjo

    ResponderExcluir

Você pode gostar disso também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...