Separe suas Roupas para Amanhã

A grande “sacada” do sistema FLY é: não deixe pra amanhã aquilo que você pode fazer hoje.

A organização do nosso tempo é muito importante para termos uma produtividade melhor. Observar nossa agenda para o dia seguinte e antecipar acontecimentos pode otimizar nossas tarefas e dar uma sensação de satisfação.

Existem certas coisas que são novidades, então não estamos preparadas para elas e não sabemos como agir, mas têm outras que a gente já sabe o que vai acontecer e sabemos perfeitamente como vai terminar, não é novidade. É ai que temos que estar preparadas e organizadas para elas. Por exemplo: se amanhã você já marcou algum compromisso, prepare-se para ele. É médico? Separe logo a carteirinha do plano, os exames, dinheiro para consulta, documento de identidade e qualquer outra coisa que você precisa levar. Depois da consulta médica vai passar no banco para fazer alguma coisa? Separe também: cheque ou dinheiro para depositar, número da conta, senha e cartão do banco, fatura para pagamento, etc. Não deixe para fazer isso na hora em que você vai sair.

Aprendi isso observando as atitudes desorganizadas dos meus pais. Lembro que éramos (meus irmãos e eu) ainda adolescentes e, papai e mamãe sabiam que no dia seguinte tinham que sair para resolverem algum problema, que por sermos quase crianças não sabíamos o que era. Mas sei que era alguma coisa de banco, compra de casa ou carro, transferência, etc., essas coisas que adultos fazem. Pois bem, cedo eles levantavam e arrumavam-se para sair. Ai começava a confusão: papai se lembrava de algum documento que tinha que levar e não sabia onde estava. Mamãe jurava que tinha guardado em tal lugar e não sabia onde. Reviravam a casa toda procurando, colocavam a gente pra procurar um documento que não sabíamos nem como era. O alívio só vinha quando o bendito papel era encontrado ou quando eles saiam sem encontrar o papel porque tinham horário marcado. Mas nisso já tava todo mundo estressado, com raiva e a casa toda de perna pro ar pra gente arrumar. Pois é, aprende-se também com o mau exemplo.

Talvez seja por isso que, mesmo antes de conhecer o sistema de organização FLY, eu já tinha o hábito de separar as roupas que eu usaria na manhã seguinte bem como tudo o que eu fosse precisar naquele dia. Quando estudava, já deixava tudo arrumado: mochila, tênis, uniforme, material e qualquer outra coisa que eu tivesse que levar comigo. Como eu morava em um município e estudava em outro, caso eu esquecesse alguma coisa, não tinha como voltar para pegar.

Mas se você não vai sair cedo no dia seguinte não tem tanta necessidade de separar suas roupas né? Ai é que você se engana. Já aprendemos aqui que não devemos descuidar de nossa aparência mesmo estando em casa sozinha. Só por este motivo é suficiente para você separar sua roupa antecipadamente.

Lembro que, alguns anos atrás, assisti a um filme em que o ator principal era um cientista. Ele estava em uma experiência vinte e quatro horas por dia. Todas as suas energias estavam voltadas para seu invento, então tudo o que ele pudesse fazer para não desviar sua atenção para outras coisas que não fosse sua experiência, ele fazia. E uma das coisas que ele adotou foi uniformizar suas roupas: no guarda roupa dele só havia camisas brancas e calças pretas, pois ele achava que levantar pela manhã e ficar diante do guarda roupa escolhendo o que vestir era desperdício de energia, ou seja, enquanto ele ficava pensando no que vestir, ele poderia estar pensando na sua experiência.

A essência é a mesma do cientista acima, enquanto estamos paradas escolhendo qual roupa vestir neste dia, duas coisas podem acontecer: a primeira é o marido gritando pela gente, o filho querendo nossa atenção, a máquina de lavar pulando na área de serviço, o telefone tocando, a torrada queimando no forno, e por ai vai e então a gente acaba ficando a manhã toda de camisola ou vestindo qualquer coisa e descuidando de nossa aparência (atitude não FLY).

Então, se quisermos começar nosso dia bem, devemos nos preparar no dia anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário

Aceitação