quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hoje nós vamos escrever o que já fizemos e estamos fazendo em POST-IT

Chega de receber ordens, agora é você quem vai dar as ordens para si.

No quarto passo Baby Steps, a gente vai continuar fazendo os primeiro, segundo e terceiro passos, só que agora, no quarto passo, nós vamos introduzir nossos próprios lembretes. Aqueles que servem especificamente pra nós de acordo com nossas necessidades e disponibilidades.

No início, você vai seguindo os lembretes, do jeito que dá. Até que você vê que já pode ir adaptando os lembretes a você, ao seu ritmo de vida, aos seus horários. Faça isso até você incorporar o hábito. Depois, você mesma pode fazer seus próprios lembretes até não precisar mais deles, pois ai já estará fazendo automaticamente.

Eu lembro que na agenda do Yahoo coloquei vários lembretes e os enviava a mim mesma. Fiz calendário com lembretes, depois achei que não estava bom e fiz tipo agenda e colava na geladeira. Fui inventando. Já é um pequeno início do Control Jornal, que é outra coisa que parece ser difícil, mas depois a gente vai ver que não é não. Vamos falar dele mais pra frente.

As pessoas são diferentes e tem gostos e atitudes diferentes. Tem gente que rapidinho se habitua a alguma atividade, outras levam tempo. Tem pessoas que só de você falar alguma coisa elas já captaram o sentido da coisa. Outras, você tem quase que desenhar para que elas entendam o que você diz, e mesmo assim elas ainda ficam confusas. Então para assimilar novos hábitos é bom que se escreva e fixe esses lembretes em lugares que você possa ver.

Se você se sente bem em colar esses pequenos lembretes pela casa afora, tudo bem. Eu particularmente não gostei. Preferi fazer em um local só: na porta da geladeira, assim ficava mais fácil, porque eu não me perdia com tantos Post-it espalhados pela casa. Sem contar que o visual é muito melhor, né?

Isso, de usar Post-it num é invenção Fly não. Lembro que há uns 10 anos atrás(eu nem sabia que existia o sistema FLY), sai de férias. E uma colega minha, de outro departamento, ficou no meu lugar me substituindo apenas durante meu período de férias. Quando retornei após as férias, levei um susto: a parede, o computador e a mesa estavam todos cheios de Post-it, lembrando a ela das atividades que tinha que fazer. Ela não estava habituada a fazer meu serviço. Ela apenas me substituía, então foi a forma que ela encontrou de ficar “ligada” nas tarefas, que para ela eram novas, e não perder o prazo de realização das mesmas.

Assim que cheguei, a primeira coisa que fiz foi arrancar os lembretes, pois eu não precisava deles, pois como já sabia, por hábito, o que tinha que fazer, eles não tinham serventia pra mim.

Então concluo que este método de fazer lembretes a gente pode aplicar não só nas nossas tarefas domésticas como em qualquer área na nossa vida.

Os lembretes são apenas para que nos habituemos a coisas novas, depois não serão mais necessários.

2 comentários:

  1. Meu nome é Liandra sou iniciante no sistema Fly Lady e estou amando!!
    Esta semana estou me organizando e à partir de segunda coloco tudo em prática, apesar de já estar seguindo várias dicas.
    Me diverti muito em seu blog, as situações que você conta são muito parecidas com as que passo em meu dia a dia. Gostaria de agradecer pela ajuda, suas dicas estão sendo muito importantes.
    Sucesso para você sempre!
    Beijos
    Li

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por me visitar e deixar seu comentário. Q bom q vc tá gostado daqui e até se divertindo. Beijos

    ResponderExcluir

Você pode gostar disso também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...