Livre-se dos HOT SPOTS por 2 minutos

Ao pé da letra, Hot Spot significa Ponto Quente. Então analisando literalmente, se está quente é porque tá pegando fogo. E fogo tem que ser apagado porque se não, ele queima e destrói tudo. Ai, não tem mais jeito. A destruição tá feita. Tem que levantar tudo de novo, das cinzas. Mas como se apaga um incêndio? Não sou bombeiro e, graças a Deus nunca presenciei um incêndio, e peço a Ele que nunca me deixe estar em um, mas já li no manual de instrução no extintor de incêndio, que devemos direcionar a mangueira do extintor para a base do fogo, ou seja: atacar, eliminar a origem das labaredas.

Por esta parábola, entendo que em relação a nossa casa é assim também. No dia a dia, se não atacarmos o fogo (a bagunça) assim que começa, o incêndio (caos) pode tomar conta e destruir nossa tranqüilidade, nosso sossego e paz interior. Coisas que a gente vem buscando através da organização do nosso lar.

Então hot spot é o foco da bagunça, que devemos atacar e nos livrarmos dele, antes que tome conta de toda a casa. Ao longo do dia, dentro do nosso lar, utilizamos muitos objetos, coisas, aparelhos, papéis e outros, que se deixarmos espalhados pela casa, como se fosse rastros de nossa passagem por aquele cômodo da casa, vão tomando uma proporção tal que parece que passou um furacão por ali. Noto isso, principalmente, final de semana e feriado quando estamos todos em casa. Então, vôo em cômodo por cômodo e coloco todas as coisas nos seus devidos lugares: roupas, toalhas, sapatos, etc.

O método FLY sugere apenas dois minutos por dia. Pra quem tá começando e a bagunça doméstica tá muita, pode parecer pouco. E é. Porque se a sua casa está um caos não será mesmo com apenas dois minutinhos que tudo vai ficar em ordem, como se fosse um passo de mágica. Porque não é magia. De nada vai adiantar você fazer tudo de uma vez se não haver constância. É mudança de hábito. Nós mulheres, conhecemos muito bem isso. Queremos emagrecer e ficar esbelta. Corremos atrás de uma poção mágica para realizarmos nosso sonho: dieta milagrosa, remédios venenosos, cirurgia bariátrica e outras loucuras que só nós e Deus sabemos. Quando estamos enxutinhas, achamos que resolvemos todos os nossos problemas, mas os antigos hábitos, alimentar e de vida sedentária, não foram resolvidos. Então, adivinha o que acontece? Recuperamos todo o peso que havíamos perdidos e ainda ganhamos mais como brinde.

É a mesma coisa. Mudança de hábito. Os dois minutinhos de hot spot são pra sempre. Todos os dias. Porque se não, tudo volta a ser como era antes.

Quando comecei meu processo de organização naveguei pela internet e peguei muitas dicas que me ajudaram a “apagar os hot spots”, passo algumas aqui:

1) Comece por você: se você deixa suas coisas jogadas pela casa, saiba que você está dando exemplo para que seus filhos e marido façam o mesmo, então antes de exigir que cada membro da família não deixe coisas espalhadas pela casa, exija de você mesma;

2) Cada coisa tem sua casa: procure ter um lugar para guardar os objetos, de modo que todos na casa possam ter o endereço: ex.: lugar para colocar todas as chaves da casa, armário para material escolar do seu filho, lugar para armazenar brinquedos, cesto de roupas sujas, caixa de correspondências recebidas e outros lugares para cada coisa que tem na sua casa de acordo com a necessidade da sua família;



3) Nunca saia de um cômodo sem antes colocar alguma coisa no lugar certo: a gente anda o dia inteiro pela nossa casa e muitas vezes a gente sai de um lugar deixando alguma coisa desorganizada, ou porque já estava assim quando lá chegamos ou porque fomos nós mesmas que deixamos assim. Então, adquira o hábito de acertar alguma coisa: tapete torto, toalha ou colcha mal estendida, etc.;

4) Se tem fazer, faça logo: muitas vezes deixamos de fazer algo que não dura mais que alguns segundo para serem feitas. Aprendi que se alguma coisa não passa de dois minutos para ser feita, pode então ser feito imediatamente, deixe para depois apenas aquelas que demandam mais tempo. Ex.: se você fez recortes e tem restos de papel no chão e na mesa onde você estava trabalhando, limpe imediatamente, assim que terminar.

5) Tenha cesto coletores espalhados pela casa: não é sempre que podemos levar algum objeto que não pertence àquele cômodo para o lugar próprio dele, então, espalhe cestos coletores pela casa para que as coisas possam ser colocadas ali até a hora que você tenha tempo de devolvê-los aos seus lugares. Mas não se esqueça de fazer isso, porque se não o cesto poderá virar um esconderijo. Coloquei aqui fotos dos cestos que tenho em casa para isso: na copa tenho este onde coloco algumas coisas até a hora que Deus me der bom tempo para esvaziá-lo.






E este aqui é para recolher brinquedos que Gabriela insiste em deixar espalhados, mesmo eu rezando em seu ouvido para ela guardá-los;





Tendo o hábito de fazer essas coisas, eliminar os Hot Spots fica bem mais fácil.




Abraços

Comentários

  1. Oi Regi, muito legal tua idéia das cestas, realmente apagando os focos um pouco a cada dia não deixaremos o incêndio se propagar. O grupo tem feito maravilhas em minha vida também. Beijos e muito sucesso!!!! Adorei teu blog. Venha me visitar, vou adorar recebê-la, http://janlourenco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA REGI, que bom seria se tivessemos um grupo FLY pra nossa dieta, nao??? um grupo que nos induzisse a mudar nossos habitos, assim como estamos conseguindo com nossas casas!!! se souber de algum, me avise! seu Blog ja é leitura obrigatoria pra mim. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Regi, muito bom apagar esse incêndio, depois tudo organizada dá uma sensação de paz, né??? eu tenho um problema com as contas pagas, afff tenho tudo organizado nas pastas suspensas, mas me dá uma preguiça de pagar uma conta e ir lá colocar no lugar rsrsrs ai acaba juntando no criado mudo. Socorrroooo
    Mas jpa mudei e muito meus hábitos, minha casa posso dixer que está 80% boa rsrs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante as dicas, até imprimi pra mostrar minha esposa e filhas para tentarmos colocar em prática aqui em casa, parabéns pelo blog, muito legal!!!

    ResponderExcluir
  6. Amores, muito obrigada pelos comentários. Sabe que já pensei em alguma coisa tipo fly pra gente ir adquirindo hábito alimentar até chegar no peso ideal? Ainda num encontrei nada na inter. Jeferson que bom que gostou das dicas. Sejam benvindos.

    ResponderExcluir
  7. Regi, segui o link para o seu blog lá do FlyBabies. Estou adorando e se você permitir vou fazer um link do meu para o seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Esteja avontade. Tb sigo seu blog. Tenho ele no meu favoritos e to sempre lá. Mesmo que não deixe comentário. Mas pode ter certeze q por lá passei. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário

Aceitação