quarta-feira, 17 de março de 2010

INICIO DE TUDO




Início

Eu estava decidida a ficar sozinha, sem ajudante, mas também não queria retornar à neura do início do casamento, que passava o dia inteiro arrumando, limpando, lavando, etc. e etc. Eu queria encontrar algum site que dessem dicas de como arrumar e organizar minha casa. Dicas de qual a periodicidade das atividades: diária, semanal, quinzenal, mensal, e por ai vai.
Primeiro encontrei o GTD (Getting things done) de David Allen, um método de organização. No Yahoo tem um grupo de discussão, em português, sobre este assunto. David Allen é o escritor do livro GTD e criador do método. Infelizmente eu ainda não li o livro, mas participei do grupo por algum tempo e aprendi muita coisa que juntei ao método FLY. Por exemplo, ele fala que existem certas tarefas que não passam de dois minutos para ser executada, então essa tem que ser feita imediatamente, pois não toma muito seu tempo. Outras, que demandam um tempo razoável, então a gente faz projetos e cada dia faz um pouquinho, até que esteja completa.
No grupo GTD também aprendi sobre as anotações das tarefas, idéias ou projetos. Ele sugere que tenhamos um caderno, agenda ou qualquer outro meio, fácil para fazermos anotações e lembretes, em um só lugar, assim fica fácil encontrarmos qualquer coisa anotada e também a nossa mente fica desocupada da obrigação de lembrar alguma coisa, ou seja, mente desocupada é uma mente criativa (lembra muito o nosso Control journal, né?).
Fiquei super empolgada e num é que é mesmo? Quantas vezes deixamos de fazer alguma coisa que leva segundos para serem feitas e a gente fica procrastinando, “morcegando”, até que as coisas vão se acumulando, amontoando podendo ficar difícil ou impossível de serem feitas. Quer um exemplo: lavar as vasilhas enquanto faz a comida. Arrumar a cozinha depois do almoço fica bem mais fácil. Outro exemplo: recebemos uma correspondência tipo mala direta que muitas vezes não nos interessa e, ao invés de jogarmos fora imediatamente (leva segundos até a lixeira) nos acomodamos e deixamos a correspondência em cima da mesa se amontoando com outras até a bagunça tomar conta. Ai a gente reclama que a casa está desarrumada que não temos como dar conta e tal.
(continua no próximo post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar disso também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...